segunda-feira, 20 de junho de 2011

Meio Ambiente

Thaissa Cristina
(Agente de Promoção Socioambiental)
  Quando se pergunta sobre meio ambiente um leque de respostas se expande e diversos itens são citados: o ar, a natureza, os animais, entre outros, porém segundo definição meio ambiente é o  conjunto de seres vivos e não vivos, ou seja, tudo é e faz parte do meio ambiente.
   Na Cidade de Deus, infelizmente o meio ambiente em que convivemos, possui uma grande quantidade de lixo depositado em lugares inadequados, como nos rios e em seu entorno, nas esquinas, travessas, praticamente em todo lugar que se olhe, há um montante de lixo espalhado. O Lixo parece algo “natural” que já esta ali e ponto final. Esse lixo é composto por garrafas plásticas, sofás, tanques, geladeiras e outros. Ao redor disso tudo há também muitos insetos e um odor praticamente insuportável, não esquecendo que em alguns pontos habitam porcos.
  É triste ver que em alguns lugares como o sítio, que fica localizado nos apartamentos, há pessoas que moram nessas condições com o lixo tão presente em suas vidas.
  Mas será que há uma solução? De quem é a culpa? Há culpados? E o que nós, moradores da Cidade de Deus podemos fazer para solucionar isto?
  O primeiro passo é não jogar o lixo em lugar inadequado, pois lugar de lixo é no lixo, precisamos espalhar essa mensagem. O segundo passo acredito que seria separar o lixo dos materiais que ainda poderão ser aproveitados, os materiais recicláveis;
  Fala- se muito em efeito estufa, destruição da camada de ozônio e outros acontecimentos resultados do “mundo moderno”, porém não é porque a destruição da natureza se expande em escala global, que não possamos fazer algo na própria comunidade, nada começa com grandes feitos, de pequenas ações surgem grandes resultados.

Um comentário:

  1. Adorei esse texto foi um pouco difícil fazer mais acredito que ficou bom

    ResponderExcluir