quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estamos no You Tube

Este vídeo faz parte das primeira etapa do Projeto ECO REDE, realizado em 2011 em Cidade de Deus.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Eco Rede na Praça

Em Outubro o Projeto EcoREDE esteve na Praça Roberto Valeriano Pequeno para divulgação das ações de coleta seletiva. Os jovens agentes do projeto, catadores (devidamente uniformizados) e a equipe técnica responsável, estiveram presentes.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ação com os catadores da Cidade de Deus

Catadores da Cidade de Deus
Toda quarta-feira estamos realizando uma mobilização com os catadores da Cidade de Deus a fim de conscientizar os moradores da comunidade sobre separação do material reciclável, uma vez que os Eco pontos já foram instalados nas instituições do bairro.
Esta mobilização tem por objetivo mostrar aos moradores a quantidade de lixo que eles tiram da comunidade ao separarem este material em suas casas e entregarem a um catador ou em um Eco Ponto próximo de suas casas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Formação dos Agentes de Promoção Socioambiental

Formação com o professor Doutor Cunca Bocayuva

  Hoje tivemos formação com o professor Doutor Cunca Bocayuva, nesta formação falamos sobre desenvolvimento urbano e formação das favelas.
  Os temas foram abordados utilizando referências desde a colonização do Brasil perpassando pelos aspectos marcantes da história nacional com enfoque na formação das comunidades, em especial a Cidade de Deus e o Complexo da Maré. Todo este subsídio serviu para à reflexão do grupo a respeito do desenvolvimento da comunidade e a importância dos moradores neste processo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Portal Comunitário da Cidade de Deus

Acompanhe também o Eco Rede no Portal da Cidade de Deus 

Eco Rede na Maré

Reunião no CEASM

 No dia 12 de agosto demos incio ao trabalho na Maré, mais propriamente na Comunidade Morro do Timbau e na Baixa do Sapateiro. O inicio do trabalho foi feito com a apresentação do projeto, seleção dos Agentes de Promoção Socioambiental e com a capacitação destes jovens que atuarão na comunidade.
 O trabalho do Eco Rede esta sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré "CEASM", uma organização não governamental localizada no conjunto de favelas da Maré no Rio de janeiro.
 Assim como o trabalho que vem sendo desenvolvido na Cidade de Deus, o Eco Rede trabalhará educação ambiental e geração de emprego e renda na comunidade da Maré.

domingo, 7 de agosto de 2011

VI Feira de Saúde e Meio Ambiente - Cidade de Deus

Aconteceu na Cidade de Deus a VI Feira de Saúde e Meio Ambiente que teve duração de 1 a 7 de agosto de 2011.
O Eco Rede teve participação na Feira de Saúde, no dia 2 deste mês onde aconteceu um seminário na Paróquia Pai Eterno São José.
Neste seminário fizemos uma palestra de apresentação do Eco Rede e do trabalho que esta sendo desenvolvido com os Catadores de materiais recicláveis da Cidade de Deus.
Além da apresentação dos catadores, tivemos a leitura de um poema sobre reciclagem feito por uma integrante do grupo de catadores,Valdete Ferreira.


http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/parceiro-rj/noticia/2011/08/parceiro-do-rj-visita-feira-de-saude-e-meio-ambiente-na-cidade-de-deus.html

Veja no link à cima a matéria feita pelo RJ TV, que mostra um pouco do trabalho desenvolvido pelo Eco Rede nas escolas e creches do bairro e também um trecho do seminário que aconteceu no dia 2 deste mês. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Campanha Coleta Seletiva de Lixo


Campanha Coleta Seletiva de Lixo - Lata





Campanha Coleta Seletiva de Lixo - Banana





Campanha Coleta Seletiva de Lixo - Garrafa Pet




Campanha Coleta Seletiva de Lixo
Em 20 de junho de 2011, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, iniciou uma campanha nacional para conscientizar a população brasileira sobre o valor do lixo com a mensagem “Separe o lixo e acerte na lata”.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente 

Eco Rede e Coleta Seletiva

Em nossas postagens mostramos um pouco do trabalho que o Eco Rede vem desenvolvendo em Cidade de Deus.
Podemos destacar o trabalho com os catadores de material reciclável, pois a coleta seletiva facilita o trabalho destes profissionais que tiram seu sustento da venda e do reaproveitamento destes materiais.
Faça sua parte, separe o lixo seco do úmido e ajude um catador próximo a sua residência.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Brinquedoteca

Mylena Lavarine
(Agente de Promoção Socioambiental)
   A Brinquedoteca tem o papel de dar continuidade a contação da história sobre o meio ambiente, Cidade de Deus e o lixo. Em seu papel ela cumpre o objetivo de gerar nas crianças através da vivência a consciência da importância de não jogar lixo nos rios e nas ruas, e jogar no seu devido lugar: o Lixo. 
  Através da  história conseguimos levar as crianças a entenderem  como se encontra a Cidade de Deus ecologicamente hoje e como elas podem ser colaboradoras para mudar esta situação. Então indo para a brinquedoteca elas percebem que o que antes era lixo e não tinha utilidade passa a ser um BRINQUEDO, e elas passam a pensar que o que elas jogam no lixo pode se tornar algo divertido para elas, assim seguimos com atividades que mostram isso claramente para elas. Em geral todas ficam encantadas, os professores também se mostram muito interessados, é importante ressaltar também que nós produzimos estes brinquedos para usarmos em nossas oficinas, porém há pessoas que vivem e tiram seu sustento de brinquedos feitos de materiais recicláveis e do próprio material reciclavél, estes que nós chamamos de Arte Educadores tem um papel muito importante para o meio ambiente e muitos nem mesmo sabem disto, assim como os catadores. 
  Temos uma variedade de brinquedos e materiais, geralmente feitos de garrafa pet, caixa de leite, caixas em geral, latas, retalhos etc. E assim levamos a idéia do reciclar, reduzir e reutilizar!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Formação de Catadores da Cidade de Deus

Reunião de capacitação dos catadores
  O Serviço Social do Projeto Eco Rede em parceria com o Instituto Ideal visa o apoio e a formação aos catadores da comunidade, onde trabalhamos os valores do individuo com o meio, levando a conscientização que o trabalho em grupo pode vir a ser muito mais produtivo e lucrativo.
  Os catadores, para sobreviver, encontraram no lixo uma fonte de renda para atender às suas necessidades. Em suma, o lixo, que precisa ser recolhido e reciclado para a sobrevivência do planeta, encontra no catador uma saída, e o catador, encontra no lixo uma alternativa de sobrevivência.
  Nosso objetivo visa discutir e propor estratégias para fortalecer os catadores, buscando criar possibilidades de capacitação, de trabalho e de aumento de renda para a categoria.

Meio Ambiente

Thaissa Cristina
(Agente de Promoção Socioambiental)
  Quando se pergunta sobre meio ambiente um leque de respostas se expande e diversos itens são citados: o ar, a natureza, os animais, entre outros, porém segundo definição meio ambiente é o  conjunto de seres vivos e não vivos, ou seja, tudo é e faz parte do meio ambiente.
   Na Cidade de Deus, infelizmente o meio ambiente em que convivemos, possui uma grande quantidade de lixo depositado em lugares inadequados, como nos rios e em seu entorno, nas esquinas, travessas, praticamente em todo lugar que se olhe, há um montante de lixo espalhado. O Lixo parece algo “natural” que já esta ali e ponto final. Esse lixo é composto por garrafas plásticas, sofás, tanques, geladeiras e outros. Ao redor disso tudo há também muitos insetos e um odor praticamente insuportável, não esquecendo que em alguns pontos habitam porcos.
  É triste ver que em alguns lugares como o sítio, que fica localizado nos apartamentos, há pessoas que moram nessas condições com o lixo tão presente em suas vidas.
  Mas será que há uma solução? De quem é a culpa? Há culpados? E o que nós, moradores da Cidade de Deus podemos fazer para solucionar isto?
  O primeiro passo é não jogar o lixo em lugar inadequado, pois lugar de lixo é no lixo, precisamos espalhar essa mensagem. O segundo passo acredito que seria separar o lixo dos materiais que ainda poderão ser aproveitados, os materiais recicláveis;
  Fala- se muito em efeito estufa, destruição da camada de ozônio e outros acontecimentos resultados do “mundo moderno”, porém não é porque a destruição da natureza se expande em escala global, que não possamos fazer algo na própria comunidade, nada começa com grandes feitos, de pequenas ações surgem grandes resultados.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Creche Margarida Gabinal

Na última sexta-feira, dia 10 de junho de 2011 fizemos oficina na Creche Gabinal Margarida.
Foi desenvolvido um trabalho com objetivo de ensinar as crianças a história da comunidade em que vivem desde sua formação, para que elas vivenciem o cotidiano a partir da contação de história.
 A intenção do Eco Rede através desse trabalho é valorizar o catador como agente ativo na preservação do meio ambiente e mostrar as consequências das ações humanas no meio ambiente.



Mylena Lavarina caracterizada de boneca para a contação de história.


Construção do material didático: Montagem de boneco com materiais recicláveis.






Apresentação da brinquedoteca: Nossos agentes apresentando os brinquedos feitos de materiais recicláveis.


Nossos agentes cantando com as crianças que tocam instrumentos musicais feitos de materias recicláveis.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aula passeio no Parque Estadual da Pedra Branca

  Ontem estivemos no Parque Estadual da Pedra Branca para uma aula passeio, a fim de conhecermos mais o Rio Grande.
  Nosso propósito em estar indo ao parque foi colher informações para um jogo interativo que estamos construindo como estratégia a ser utilizada nas escolas do bairro que visitaremos na próxima semana.
  Este jogo consiste em mostrar a condição socioambiental da Cidade de Deus, mas, a história se inicia no Parque Estadual da Pedra Branca, onde estão localizados o Maciço da Pedra Branca e as nascentes do Rio Grande que corta parte de Jacarepaguá.
  Em breve teremos mais detalhes sobre nossa visita, mas o que podemos adiantar sobre o que vimos ontem, é que, em poucos metros a água muda de água pura (que é a água que encontramos nas nascentes da natureza, como em rios, lagos e águas subterrâneas) para negra, com um forte cheiro e cheia de lixo.


Nossa chegada ao Parque.




Ao término do passeio com o biólogo Leonardo Furtado.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Catador é profissão.

  A profissão Catador de Material Reciclável existe desde meados de 1950.  O catador sempre foi visto como um sujeito excluído socialmente, contudo os catadores sempre prestaram serviço à sociedade, mesmo sem receber reconhecimento da própria sociedade e sem receber do poder publico o pagamento devido por tal trabalho.

Por que catador de lixo?

Se cada indivíduo fizer a sua parte, separando o lixo seco do úmido e entregar a um catador ou em um Eco Ponto este título, esta profissão passaria a ser conhecida pelo seu real sentido (Catador de Material Reciclável), pois se pararmos para refletir o que eles buscam ao revirar o lixo são materiais reutilizáveis, materiais recicláveis que geram trabalho e renda para eles.


Veja alguns exemplos de materiais recicláveis:

Metal : Latas de alumínio (ex. latas de bebidas),
latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate),
tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros...


 

Plástico : Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.

Vidro :
 Podem ser inteiros ou quebrados.
Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.




Todos os materiais devem estar separados, limpos e secos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Creche Cidade de Deus

Hoje estivemos na Creche Cidade de Deus.
Em breve teremos um resumo sobre nossa ação na creche.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Hino Nacional

  Imagens de Cidade de Deus tendo como enfoque a temática do lixo. Esta situação está hoje sendo objeto de transformação a partir da ação de moradores e catadores, fortalecidos através do projeto Eco Rede.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Estratégia de ação...

Hoje estamos reunidos a fim de eleborar uma nova ação para as ecolas que visitaremos esta semana.

O Eco Rede já esteve nas seguintes escolas:

 Maria Beralda:

  Desenvolvemos um trabalho de conscientização e Educação Ambiental junto as crianças e professores da creche.
  Aproveitando o potencial de compreensão e a interatividade das crianças, mostramos como eram os rios da Cidade de Deus antes do bairro ser povoado e como são estes rios hoje.
Nosso intuito é mostrar como a sociedade pode contribuir positivamente com o meio ambiente se cada um fizer a sua parte.

Luzes do amanhã:
 
A partir de materiais reutilizáveis criamos uma brinquedoteca que instrui e alegra por onde passa.

   A ideia da brinquedoteca é mostrar que existem pessoas que sobrevivem de materiais reutilizáveis (os catadores, o arte-educador, eco artesãs) e como nosso trabalho inicial esta sendo com crianças e jovens, nada melhor que ensiná-las de uma forma divertida e descontraída, onde a historia toma forma, ou seja, onde a imaginação se concretiza, onde as crianças interagem com os brinquedos sob a mediação dos Agentes de promoção socioambiental, de forma lúdica.
  Nosso intuito é ensinar as crianças que o “lixo” pode voltar para a sociedade de forma diferente, assim como puff, móveis, e no nosso caso em forma de brinquedos que são criados em nossas oficinas com garrafa pet, caixa de papelão, caixa de leite, garrafa de iogurte, etc.
Tais materiais podem ser transformados em carrinhos, palhaços, animais e jogos em geral.







segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nossa Logomarca

Sobre nosso trabalho

 O Eco Rede tem como objetivo promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades do entorno da Linha Amarela, a partir de um amplo e integrado Projeto de Educação Ambiental  e Geração de Trabalho e Renda articulados em torno do Eco Espaço.
 O projeto prevê um conjunto de ações diferenciadas que se baseiam em metodologias participativas cujo objetivo é a apropriação, por parte dos beneficiários, de técnicas, instrumentos, recursos e estratégias que visem a sua autonomia, para o enfrentamento individual e coletivo dos problemas ambientais de suas comunidades, bem como, para aproveitar as oportunidades de geração de trabalho e renda que estes novos conhecimentos apropriados oportunizarão, seja enquanto catador de materiais recicláveis ou qualquer outra atividade gerada a partir do aproveitamento de materiais recicláveis.

Ações iniciais do Eco Rede

       Mapa Referencial - Diagnostico sociocultural, econômico e ambiental da realidade a ser trabalhada.

       Educação Ambiental:

      Identificar escolas, igrejas e Ong

      Mapear rios e córregos;

      Identificar formas de descarte/ coleta  dos resíduos sólidos;

      Identificar  Posto da COMLURB

      Identificar instituições/ órgãos que atuam com a temática ambiental.

       Geração de Trabalho e Renda:

      Identificar os catadores e seu local de moradia;

      Identificar grupos produtivos e/ou pessoas que trabalham com resíduos sólidos;

      Identificar grandes geradores (industrias, comércios e condomínios) no entorno;      ;

      Identificar associações, cooperativas de catadores e ferros- velhos internos e externos a comunidade.

Nossos Colaboradores