segunda-feira, 27 de junho de 2011

Brinquedoteca

Mylena Lavarine
(Agente de Promoção Socioambiental)
   A Brinquedoteca tem o papel de dar continuidade a contação da história sobre o meio ambiente, Cidade de Deus e o lixo. Em seu papel ela cumpre o objetivo de gerar nas crianças através da vivência a consciência da importância de não jogar lixo nos rios e nas ruas, e jogar no seu devido lugar: o Lixo. 
  Através da  história conseguimos levar as crianças a entenderem  como se encontra a Cidade de Deus ecologicamente hoje e como elas podem ser colaboradoras para mudar esta situação. Então indo para a brinquedoteca elas percebem que o que antes era lixo e não tinha utilidade passa a ser um BRINQUEDO, e elas passam a pensar que o que elas jogam no lixo pode se tornar algo divertido para elas, assim seguimos com atividades que mostram isso claramente para elas. Em geral todas ficam encantadas, os professores também se mostram muito interessados, é importante ressaltar também que nós produzimos estes brinquedos para usarmos em nossas oficinas, porém há pessoas que vivem e tiram seu sustento de brinquedos feitos de materiais recicláveis e do próprio material reciclavél, estes que nós chamamos de Arte Educadores tem um papel muito importante para o meio ambiente e muitos nem mesmo sabem disto, assim como os catadores. 
  Temos uma variedade de brinquedos e materiais, geralmente feitos de garrafa pet, caixa de leite, caixas em geral, latas, retalhos etc. E assim levamos a idéia do reciclar, reduzir e reutilizar!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Formação de Catadores da Cidade de Deus

Reunião de capacitação dos catadores
  O Serviço Social do Projeto Eco Rede em parceria com o Instituto Ideal visa o apoio e a formação aos catadores da comunidade, onde trabalhamos os valores do individuo com o meio, levando a conscientização que o trabalho em grupo pode vir a ser muito mais produtivo e lucrativo.
  Os catadores, para sobreviver, encontraram no lixo uma fonte de renda para atender às suas necessidades. Em suma, o lixo, que precisa ser recolhido e reciclado para a sobrevivência do planeta, encontra no catador uma saída, e o catador, encontra no lixo uma alternativa de sobrevivência.
  Nosso objetivo visa discutir e propor estratégias para fortalecer os catadores, buscando criar possibilidades de capacitação, de trabalho e de aumento de renda para a categoria.

Meio Ambiente

Thaissa Cristina
(Agente de Promoção Socioambiental)
  Quando se pergunta sobre meio ambiente um leque de respostas se expande e diversos itens são citados: o ar, a natureza, os animais, entre outros, porém segundo definição meio ambiente é o  conjunto de seres vivos e não vivos, ou seja, tudo é e faz parte do meio ambiente.
   Na Cidade de Deus, infelizmente o meio ambiente em que convivemos, possui uma grande quantidade de lixo depositado em lugares inadequados, como nos rios e em seu entorno, nas esquinas, travessas, praticamente em todo lugar que se olhe, há um montante de lixo espalhado. O Lixo parece algo “natural” que já esta ali e ponto final. Esse lixo é composto por garrafas plásticas, sofás, tanques, geladeiras e outros. Ao redor disso tudo há também muitos insetos e um odor praticamente insuportável, não esquecendo que em alguns pontos habitam porcos.
  É triste ver que em alguns lugares como o sítio, que fica localizado nos apartamentos, há pessoas que moram nessas condições com o lixo tão presente em suas vidas.
  Mas será que há uma solução? De quem é a culpa? Há culpados? E o que nós, moradores da Cidade de Deus podemos fazer para solucionar isto?
  O primeiro passo é não jogar o lixo em lugar inadequado, pois lugar de lixo é no lixo, precisamos espalhar essa mensagem. O segundo passo acredito que seria separar o lixo dos materiais que ainda poderão ser aproveitados, os materiais recicláveis;
  Fala- se muito em efeito estufa, destruição da camada de ozônio e outros acontecimentos resultados do “mundo moderno”, porém não é porque a destruição da natureza se expande em escala global, que não possamos fazer algo na própria comunidade, nada começa com grandes feitos, de pequenas ações surgem grandes resultados.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Creche Margarida Gabinal

Na última sexta-feira, dia 10 de junho de 2011 fizemos oficina na Creche Gabinal Margarida.
Foi desenvolvido um trabalho com objetivo de ensinar as crianças a história da comunidade em que vivem desde sua formação, para que elas vivenciem o cotidiano a partir da contação de história.
 A intenção do Eco Rede através desse trabalho é valorizar o catador como agente ativo na preservação do meio ambiente e mostrar as consequências das ações humanas no meio ambiente.



Mylena Lavarina caracterizada de boneca para a contação de história.


Construção do material didático: Montagem de boneco com materiais recicláveis.






Apresentação da brinquedoteca: Nossos agentes apresentando os brinquedos feitos de materiais recicláveis.


Nossos agentes cantando com as crianças que tocam instrumentos musicais feitos de materias recicláveis.