sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aula passeio no Parque Estadual da Pedra Branca

  Ontem estivemos no Parque Estadual da Pedra Branca para uma aula passeio, a fim de conhecermos mais o Rio Grande.
  Nosso propósito em estar indo ao parque foi colher informações para um jogo interativo que estamos construindo como estratégia a ser utilizada nas escolas do bairro que visitaremos na próxima semana.
  Este jogo consiste em mostrar a condição socioambiental da Cidade de Deus, mas, a história se inicia no Parque Estadual da Pedra Branca, onde estão localizados o Maciço da Pedra Branca e as nascentes do Rio Grande que corta parte de Jacarepaguá.
  Em breve teremos mais detalhes sobre nossa visita, mas o que podemos adiantar sobre o que vimos ontem, é que, em poucos metros a água muda de água pura (que é a água que encontramos nas nascentes da natureza, como em rios, lagos e águas subterrâneas) para negra, com um forte cheiro e cheia de lixo.


Nossa chegada ao Parque.




Ao término do passeio com o biólogo Leonardo Furtado.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Catador é profissão.

  A profissão Catador de Material Reciclável existe desde meados de 1950.  O catador sempre foi visto como um sujeito excluído socialmente, contudo os catadores sempre prestaram serviço à sociedade, mesmo sem receber reconhecimento da própria sociedade e sem receber do poder publico o pagamento devido por tal trabalho.

Por que catador de lixo?

Se cada indivíduo fizer a sua parte, separando o lixo seco do úmido e entregar a um catador ou em um Eco Ponto este título, esta profissão passaria a ser conhecida pelo seu real sentido (Catador de Material Reciclável), pois se pararmos para refletir o que eles buscam ao revirar o lixo são materiais reutilizáveis, materiais recicláveis que geram trabalho e renda para eles.


Veja alguns exemplos de materiais recicláveis:

Metal : Latas de alumínio (ex. latas de bebidas),
latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate),
tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros...


 

Plástico : Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.

Vidro :
 Podem ser inteiros ou quebrados.
Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.




Todos os materiais devem estar separados, limpos e secos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Creche Cidade de Deus

Hoje estivemos na Creche Cidade de Deus.
Em breve teremos um resumo sobre nossa ação na creche.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Hino Nacional

  Imagens de Cidade de Deus tendo como enfoque a temática do lixo. Esta situação está hoje sendo objeto de transformação a partir da ação de moradores e catadores, fortalecidos através do projeto Eco Rede.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Estratégia de ação...

Hoje estamos reunidos a fim de eleborar uma nova ação para as ecolas que visitaremos esta semana.

O Eco Rede já esteve nas seguintes escolas:

 Maria Beralda:

  Desenvolvemos um trabalho de conscientização e Educação Ambiental junto as crianças e professores da creche.
  Aproveitando o potencial de compreensão e a interatividade das crianças, mostramos como eram os rios da Cidade de Deus antes do bairro ser povoado e como são estes rios hoje.
Nosso intuito é mostrar como a sociedade pode contribuir positivamente com o meio ambiente se cada um fizer a sua parte.

Luzes do amanhã:
 
A partir de materiais reutilizáveis criamos uma brinquedoteca que instrui e alegra por onde passa.

   A ideia da brinquedoteca é mostrar que existem pessoas que sobrevivem de materiais reutilizáveis (os catadores, o arte-educador, eco artesãs) e como nosso trabalho inicial esta sendo com crianças e jovens, nada melhor que ensiná-las de uma forma divertida e descontraída, onde a historia toma forma, ou seja, onde a imaginação se concretiza, onde as crianças interagem com os brinquedos sob a mediação dos Agentes de promoção socioambiental, de forma lúdica.
  Nosso intuito é ensinar as crianças que o “lixo” pode voltar para a sociedade de forma diferente, assim como puff, móveis, e no nosso caso em forma de brinquedos que são criados em nossas oficinas com garrafa pet, caixa de papelão, caixa de leite, garrafa de iogurte, etc.
Tais materiais podem ser transformados em carrinhos, palhaços, animais e jogos em geral.







segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nossa Logomarca

Sobre nosso trabalho

 O Eco Rede tem como objetivo promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades do entorno da Linha Amarela, a partir de um amplo e integrado Projeto de Educação Ambiental  e Geração de Trabalho e Renda articulados em torno do Eco Espaço.
 O projeto prevê um conjunto de ações diferenciadas que se baseiam em metodologias participativas cujo objetivo é a apropriação, por parte dos beneficiários, de técnicas, instrumentos, recursos e estratégias que visem a sua autonomia, para o enfrentamento individual e coletivo dos problemas ambientais de suas comunidades, bem como, para aproveitar as oportunidades de geração de trabalho e renda que estes novos conhecimentos apropriados oportunizarão, seja enquanto catador de materiais recicláveis ou qualquer outra atividade gerada a partir do aproveitamento de materiais recicláveis.

Ações iniciais do Eco Rede

       Mapa Referencial - Diagnostico sociocultural, econômico e ambiental da realidade a ser trabalhada.

       Educação Ambiental:

      Identificar escolas, igrejas e Ong

      Mapear rios e córregos;

      Identificar formas de descarte/ coleta  dos resíduos sólidos;

      Identificar  Posto da COMLURB

      Identificar instituições/ órgãos que atuam com a temática ambiental.

       Geração de Trabalho e Renda:

      Identificar os catadores e seu local de moradia;

      Identificar grupos produtivos e/ou pessoas que trabalham com resíduos sólidos;

      Identificar grandes geradores (industrias, comércios e condomínios) no entorno;      ;

      Identificar associações, cooperativas de catadores e ferros- velhos internos e externos a comunidade.

Nossos Colaboradores